De Frédéric Lenoir, Três mestres de vida
Do mesmo autor de Oráculo de Luna, nesse livro Frédéric Lenoir faz um breve relato da vida de cada um desses grandes mestres, dentro do que temos dos relatos históricos e tenta trazer os ensinamentos de cada um. São personalidades que marcaram nossa história, muitas das referências que temos e usamos vêm desses três: Buda, Sócrates e Jesus. Seu relato é bem pé no chão, lúcido e traz o homem e não só o mito, ou só os ensinamentos. O autor é bem feliz em trazer uma trajetória de como cada um chegou nesse ápice que se tornaram mitos.
O autor organizou o livro separando por assunto e não por personalidade, primeiro infância, sexualidade e família, como surgiu a sua “vocação”, os seus métodos de ensino e, depois, a sua filosofia sobre assuntos como a verdade, a justiça e o amor. Com isso podemos perceber as similaridades e as diferenças em cada um.
Apesar do claro viés cristão do autor (isso é minha percepção, talvez ele diria de outra forma🤭) não compromete em nada a sua abordagem. Ele é um expert em budismo, fez diversos trabalhos sobre o assunto. Documentários com o Dalai Lama, enfim, achei um bom livro. Gosto muito da trajetória do autor que estudou budismo (já mencionado), astrologia, fez também uma enciclopédia sobre religiões e seitas “Encyclopédie des Religions”.
Com certeza leria outra obra dele.
“Se eles fossem mitos, como explicar que aqueles que transmitiram sua mensagem tenha sido tão impregnados por sua personalidade, por vezes a ponto de sacrificar suas vidas”.
Atrevo-me a dizer que esse é um 4 de 5. Acho que o autor poderia ter ido mais longe, ele prefere um local seguro dando bastante ênfase a Jesus. Afinal, o Ocidente é mais cristão. Será?!🤔
Super indico! Livro 2 de 2024.